Bomba: Pep Guardiola pode deixar o Manchester City

A era Pep Guardiola no Manchester City, da Inglaterra, pode estar chegando ao fim. A informação foi divulgada pelo programa ‘El Chiringuito’, que revelou que a saída pode ocorrer mesmo com o treinador tendo renovado seu contrato recentemente com o clube. Atento a essa movimentação, o Manchester City já teria definido um alvo para caso a saída de Guardiola se confirme: o espanhol Luis Henrique.

Luis Enrique é um nome bem visto pela cúpula do time inglês, por treinar suas equipes de maneira parecida com Pep Guardiola. Especula-se que o Manchester City ofereceria um contrato de três temporadas, com salário total de 16 milhões de euros (R$ 89,7 milhões na cotação atual) por ano.

Guardiola já havia ameaçado deixar o clube no início deste ano

Em fevereiro deste ano, o treinador ameaçou deixar o clube inglês em caso de punição por suposta violação de uma série de regras financeiras entre 2009 e 2018. Vale lembrar que o clube está sendo acusado de não fornecer “informações financeiras precisas que forneçam uma visão verdadeira e justa da posição financeira do clube” entre 2009 e 2018, ou fornecer “detalhes incompletos sobre a remuneração dos gerentes em seus contratos relevantes” entre 2009 e 2013.

Pep Guardiola foi um dos primeiros a saber da notícia antes que o fato viesse ao conhecimento do público geral. Em 2022, o treinador espanhol já havia respondido questionamentos da imprensa sobre as investigações da Uefa e, na época, afirmou que deixaria o clube caso os diretores mentissem para ele sobre as investigações.

O histórico de Guardiola no Manchester City

Pep Guardiola chegou ao Manchester City em 2016 como parte principal do projeto da diretoria em levar o time ao título da Champions League. Desde então, o treinador levou o time a quatro títulos da Premier League, quatro Copas da Liga, duas Supercopas da Inglaterra e uma Copa da Inglaterra.

Nesta temporada, o treinador já levou o Manchester City às quartas de final da Champions League, à semifinal da Copa da Inglaterra e vê a equipe ocupar a vice-liderança do Campeonato Inglês. Recentemente, Pep Guardiola renovou o seu contrato até junho de 2025 com os ingleses.