Se você acha que o “Tapetão” é uma estratégia utilizada apenas no futebol brasileiro, você está um pouco enganado. O “recurso” para se livrar do rebaixamento esteve presente no campeonato argentino neste ano.
A Federação Argentina de Futebol (AFA) aceitou nesta sexta-feira (15), um recurso do Colón pedindo a anulação do rebaixamento da equipe para a “Primeira Nacional”, equivalente à 2ª divisão do país.
AFA e “Tapetão”
Rebaixado há duas semanas, o Colón alega uma irregularidade na mudança do regulamento da competição. O clube diz que as regras foram modificadas com a “Liga Profesional” (1ª divisão) em andamento.
As novas regras estabelecem que, até 2028, o número de equipes rebaixadas foi de três para duas. A decisão foi tomada pela AFA em junho deste ano durante uma assembleia extraordinária, a fim de que a elite do futebol no país contasse com 28 times,
Segundo o Colón, o veredicto deveria ter sido tomado pelo Comitê Executivo. Além disso, o clube alega que nem todos os representantes de cada clube estavam presentes na assembleia, como foi o caso do Talleres.
Agora, o futuro da equipe está nas mãos do Tribunal Disciplinar. Uma sessão deverá acontecer na próxima semana para definir se o clube da cidade de Santa Fé será ou não rebaixado para a 2ª divisão do futebol argentino.
O Colón teve seu rebaixamento decretado há duas semanas, quando perdeu para o Gimnasia La Plata por um a zero, em um jogo extra da Copa da Liga Argentina. O Arsenal de Sarandí foi o outro clube que caiu para a Primeira Nacional.