A Rede Globo está sendo investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) por suposto favorecimento para determinados clubes com valores privilegiados e também sobre um possivel impeditivo da emissora em negociações de transmissões de outros grupos de mídia. Por isso, o CADE notificou ao todo 33 times, 20 da Série A e 13 da Série B.
A Folha de São Paulo trouxe em primeira mão informações sobre a investigação e explicou como será feita e deu detalhes do andamento do caso.
“O Cade pede o envio de uma versão pública e outra privada dos esclarecimentos, que precisa ser mandada por e-mail até o fim do mês. Caso os clubes se neguem a prestar esclarecimentos, podem pagar multa administrativa de R$ 5 milhões”, informou a Folha.
Dentre os times investigados, Flamengo e Corinthians receberam 270 milhões em contratos com a Globo por serviço de pay-per-view, valor que chega a 67,5% dos 400 milhões distribuídos a todos os clube em 2022.
Outra grande emissora que foi notificada pelo CADE é a Warner solicitando à empresa o detalhamento dos contratos que chegou a ter com clubes até 2021. Em julho, a empresa disse que deixou de transmitir o Brasileirão por conta de situações criadas pela Globo.
O contrato da Globo com os times de Série A vai até o fim de 2024, e a partir daí, a Libra e a Liga Forte negociam acordos com a emissora para a renovação. Na Série B, em TV aberta os jogos são transmitidos pela BAND, já no pay-per-view, a Globo tem os direitos até o fim de 2023.