O poderoso Bayern de Munique, da Alemanha, pretende desembarcar na América do Sul, mais especificamente no Uruguai, para adquirir um clube do país e já tem conversas com o River Plate (URU) e o Montevideo Wanderes (URU). Outros times do país manifestaram interesse na parceria, mas os alemães mantiveram o foco nessas duas equipes.
A escolha do Bayern de Munique Uruguai se dá por conta da segurança jurídica encontrada pelo clube para se instalar e montar um centro logístico para formação e contratação de atletas. Com a captação e capacitação de jogadores, a ideia do gigante alemão é projetá-los no cenário uruguaio, disputando o campeonato nacional e as competições sul-americanas (Sul-Americana e Libertadores), para depois alçá-los no futebol internacional.
As conversas foram iniciadas ainda em 2022 entre as diretorias dos dois clubes uruguaios com seus pares alemães. O Bayern mantém reuniões, mas nenhuma decisão ainda foi sacramentada. Os contatos ainda são considerados iniciais e acordos de confidencialidade foram assinados.
Nesta semana, o clube alemão enviou encarregados para conhecer as instalações de River Plate e Wanderers. Os dirigentes seguem estudando os pontos fortes e fracos das duas equipes para que uma decisão de investimento futuro seja tomada.
Em entrevista à ‘Radio Sport 890’, Pablo Slinger, dirigente do Wanderers, falou sobre o interesse do clube alemão no futebol uruguaio e em que passo estão as conversas.
“É como quando você vai ao shopping e olha para diferentes vitrines, é assim que eu poderia descrever a atitude do Bayern de Munique diante do Wanderers e do River Plate. Não houve nada de concreto em termos de dizer ‘começamos amanhã, esta é a oferta, esta é a proposta’, falamos sim da filosofia de cada clube, quais são os pontos em comum, quais podem ser os discordantes”, disse.
O que pretende o Bayern no futebol do Uruguai?
A ideia do Bayern de Munique é gerir uma Sociedade Anônima Desportiva (SAD) de um dos clubes, tomando conta de todas as categorias do futebol masculino. A ideia inicial é somente esta, excluindo o futsal e o feminino.
O tempo de administração, inicialmente, seria entre 10 e 15 anos. Um salto de qualidade também é esperado com o possível acordo futuro. Com a injeção financeira, tanto River Plate quanto Wanderers poderiam equilibrar suas finanças e, com isso, passar a sonhar com a ideia de brigar por campeonatos, inicialmente no cenário nacional e, depois, de maneira internacional.
As conversas ainda estão em estágios iniciais. No futuro, com a decisão do Bayern em adquirir uma das equipes, há a necessidade de aprovação dos sócios. A decisão para a constituição de uma Sociedade Anônima Desportiva (SAD) passaria por uma assembleia.
Fazendo um paralelo com o futebol brasileiro, Botafogo, Cruzeiro e Vasco, equipes que aprovaram a Sociedade Anônimia de Futebol (SAF), também passaram pelo mesmo processo, sendo necessária a aprovação do Conselho Deliberativo e dos sócios, em reunião, para que a vendas acontecessem.