A Uefa concedeu uma permissão provisória para o Barcelona disputar a próxima Liga dos Campeões. Entretanto, o clube catalão ainda pode ser excluído do torneio continental.
O Barcelona é alvo de investigações sobre um esquema de corrupção de arbitragem no futebol espanhol.
Barcelona fora da Liga dos Campeões?
O Ministério Público da Espanha abriu uma investigação sobre o “Caso Negreira” e o Barcelona é um dos clubes indiciados de participar do esquema. José María Enríquez Negreira é ex-vice-presidente do comitê de arbitragem da Espanha e teria recebido pagamentos para manipular resultados.
O Barcelona é suspeito de pagar cerca de 7,3 milhões de euros (pouco mais de R$ 38 milhões na cotação atual) para o ex-árbitro entre 2001 e 2018. O caso segue sob investigação das autoridades espanholas e o Comitê de Ética e Disciplina da Uefa acompanha o processo de perto.
Se for comprovado o envolvimento do Barcelona no esquema, o clube pode ser excluído das competições europeias. A diretoria nega qualquer participação no caso e diz que os pagamentos eram relativos a relatórios sobre a arbitragem e instruções para jogadores.
Diante do atual cenário, a Uefa autorizou a participação do Barcelona na competição. O clube catalão se classificou após o título da LaLiga na última temporada.
A Uefa emitiu um comunicada informando a permissão:
O FC Barcelona está provisoriamente admitido para participar das competições de clubes da Uefa de 2023/24. Uma futura decisão sobre admissão/exclusão das competições de clubes da Uefa está reservada