As Olimpíadas de 2028, que serão sediadas em Los Angeles, podem contar com a presença de cinco novos esportes. Beisebol-softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash são os esportes propostos para compor o programa esportivo desta edição. Os Jogos estão programados para acontecer dentro de cinco anos, mas a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
A proposição será votada e possivelmente ratificada pelo Conselho Executivo do COI durante a sua 141ª Sessão, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro, em Mumbai, na Índia. Caso aceitos, o programa final do evento e o número de cotas de atletas serão definidos posteriormente.
Quais são os esportes propostos?
Entre os esportes selecionados para para a proposta, três deles já têm história nos Jogos Olímpicos. O críquete participou das Olimpíadas de 1900 e foi proposto para Los Angeles em formato T20 – uma versão mais rápida do jogo, com quantidade de overs limitada a 20.
Foi proposto também o retorno do Lacrosse, esporte que integrava o quadro Olímpico de 1904 e 1908. Para os jogos de 2028, a ideia é que seja disputado na versão Sixes, ainda mais dinâmica com seis jogadores por equipe.
O beisebol e o softbol, que foram escolhidos pela organização dos Jogos de Tóquio em 2020 e apareceram entre os esportes Olímpicos de 1996 a 2008, também fazem parte da proposta de Los Angeles.
Além dos três esportes citados, Los Angeles traz na sua proposta a estreia do flag football e do squash nas Olimpíadas. O flag football é uma modalidade do futebol americano, porém com contato físico limitado, enquanto o squash é um esporte de raquete que acontece em uma quadra fechada.
E a aprovação no COI, como funciona?
A inclusão dos esportes no programa das Olimpíadas passa por um processo bastante criterioso. Após a proposição por parte dos organizadores dos Jogos, a recomendação é emitida pela Comissão do Programa Olímpico do COI ao seu Conselho Executivo.
Se a recomendação for aceita pelo Conselho, a proposta será apresentada e votada em Sessão do COI. Caso aprovada, cada esporte sugerido estará na programação das Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.