Em 2005, nomes icônicos do futebol como Roberto Carlos, Ronaldinho, Fernando Torres, Raúl González Blanco, Rafael Van der Vaart, David Beckham e Thierry Henry surpreenderam o público em um comercial da Pepsi. Nele, os jogadores combinam surfe e futebol ao som do sucesso “Misirlou”, da banda Dick Dale and His Del-Tones.
Essa campanha épica inicia com uma partida amistosa de vôlei de praia. Rapidamente, a ação é transferida para o mar, onde os jogadores de futebol se tornam surfistas, pegando ondas enquanto jogam bola. Tudo isso sincronizado com a música “Miserlou”, que ganhou notoriedade mundial ao fazer parte da trilha sonora do filme ‘Pulp Fiction’, de Quentin Tarantino.
O Detalhe que Fez a Diferença
Ao final do comercial, um surfista, perplexo com a cena inusitada que observa, tenta pegar uma Pepsi para se refrescar. Contudo, os jogadores fecham a geladeira com um chute na base de um coqueiro, revelando a placa “Only players (só jogadores)”.
As cenas espetaculares de surfe foram gravadas em Tavarua, Fiji, com a ajuda de dublês e especialistas para as cenas de ação. Em seguida, foi construído um muro de água de 3 metros atrás de uma plataforma móvel em um aeroporto privado perto de Madrid, onde os jogadores filmaram suas cenas.
Apesar do sucesso da campanha, considerada por muitos como “o melhor anúncio esportivo de todos os tempos”, a Pepsi decidiu retirá-la do ar algumas semanas após seu lançamento. A decisão foi motivada pela ocorrência do devastador Tsunami de 2004, que resultou na morte de mais de 250.000 pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia, tornando o conteúdo do anúncio inapropriado para o momento.