David Beckham recebeu duras críticas ao fazer uma campanha publicitária promovendo o Catar faltando meses para a Copa do Mundo. O vídeo foi feito para a “Qatar Tourism”, com o astro do futebol ressaltando o país como ponto turístico. Segundo a imprensa britânica, essa campanha rendeu 10 milhões de libras (R$ 60 milhões) ao ex-jogador.
“É a perfeição para mim. É um lugar incrível para passar uns dias. Tenho vontade de levar meus filhos”, disse o jogador no vídeo. Beckham aparece ao lado de homens vestidos com a roupa tradicional do país em um mercado de especiarias e ressalta que o lugar desperta “algo realmente especial”. Confira abaixo:
Desde que foi sorteado como sede da Copa do Mundo 2022, o Catar é duramente criticado pela comunidade internacional por causa da forma como o país trata questões relacionadas a direitos humanos, em especial a comunidade LGBTQIA+.
Quando a construção dos estádios e da infraestrutura começou, a comunidade internacional denunciou milhares de trabalhadores estrangeiros em condições análogas a escravidão. Ao menos 7 mil morreram durante as obras.
Anistia Internacional critica Beckham
Felix Jakens, um dos responsáveis pela Anistia Internacional no Reino Unido, se manifestou quanto a campanha publicitária de Beckham:
“A popularidade no mundo e o status de Beckham são ouro para o Catar, porém ele deveria utilizar essa imagem para pedir à Fifa e as autoridades do Catar que cuidem dos terríveis abusos às dezenas de milhares de trabalhadores imigrantes nas obras de infraestrutura para o mundial”, disse.