Lesionado desde o início da pré-temporada, o lateral esquerdo Raphael Guerreiro está próximo de realizar sua estreia pelo Bayern de Munique. Contratado após o fim da última temporada, o atleta português voltou aos treinamentos da equipe bávara nesta terça-feira (22).
Guerreiro estava com uma lesão na panturrilha. O atleta chegou no time alemão para fazer sombra ao canadense Alphonso Davies. Além disso, o português também pode atuar como lateral direito ou volante. Na temporada passada, Raphael atuou pelo Borussia Dortmund
Como o contrato de Guerreiro estava chegando ao fim, ele se mudou para o Bayern de graça, o que deixou os fãs do Dortmund bastante insatisfeitos. No ano passado, o lateral participou de 36 jogos, marcou seis gols e deu 14 assistências. Agora no Bayern, ele assinou um novo contrato que vai até junho de 2026.
Você sabia que a Adidas é dona do Bayern de Munique?
Durante a Copa do Mundo de 2006, o Bayern de Munique tomou uma decisão ousada ao abrir seu capital para uma venda de ações minoritárias, visando obter recursos para a construção de um novo estádio. Três empresas foram escolhidas para essa parceria: Allianz, Adidas e Audi. Cada uma delas possuía laços estratégicos com o clube bávaro.
As empresas em questão detêm 24,9% das ações, enquanto o restante pertence ao clube. Esse percentual é de extrema importância estratégica, já que, de acordo com a legislação alemã, um controlador com mais de 75% das ações tem praticamente poder absoluto e responde pouco aos acionistas minoritários.
No caso da Adidas, seu poder de influência sobre os rumos do Bayern é limitado. A empresa ocupa nove assentos no Conselho de Administração do clube, assim como as outras duas empresas. Essas posições são minoritárias nas tomadas de decisão, pois o presidente do Bayern continua sendo eleito pelos sócios. No entanto, o conselho tem o poder de aprovar contratações ou negócios acima de 25 milhões de euros.
Embora as empresas não obtenham lucros significativos por meio dessa parceria, elas desfrutam de vantagens estratégicas como acionistas. A Adidas possui a preferência para renovar o contrato de fornecimento de material esportivo ao Bayern, o que na prática significa que dificilmente será substituída.
A Audi aproveitou a oportunidade para impulsionar as vendas de carros entre os sócios do clube. Já a Allianz possui os direitos de naming rights. Vale ressaltar que hoje o Bayern de Munique está avaliado muito além do seu valor em 2006, o que demonstra a importância e o sucesso dessa parceria estratégica.