O Barcelona resolveu dissipar as dúvidas em torno de Gundogan e do próprio jogador, comprometendo-se a torná-lo sua primeira contratação e garantindo que não haverá problemas em dar a ele um número de camisa, apesar dos limites salariais ultrapassados do clube catalão. O Barcelona deu todas as garantias ao atual jogador do Manchester City e confia que nos próximos dias haverá a confirmação total do jogador em relação à sua contratação por três temporadas.
O clube catalão tem trabalhado diligentemente na contratação de Gundogan e progrediu até obter a aprovação verbal do jogador em termos esportivos. Gundogan tem conversado com Xavi nos últimos meses e está claro sobre o papel de destaque que terá no projeto esportivo do Barcelona. A negociação econômica foi mais complicada, uma vez que o Barcelona teve que aumentar sua proposta e oferecer um contrato de três anos para encaminhar o acordo.
Gundogan encerrou a temporada no último fim de semana conquistando a Champions League com o Manchester City e, desde então, o Barcelona aguarda a resposta final do jogador. Não há pressões nem prazo definido para receber essa resposta, o que traz certa tranquilidade ao clube. É verdade que o City está pressionando para renovar seu contrato e que vários clubes da Arábia estão interessados em contratá-lo, mas no Barcelona acredita-se que a determinação do jogador em jogar na Espanha e residir em Barcelona é total.
A contratação de Gundogan, após a saída de Messi, é especialmente importante. O Barcelona asseguraria um craque no meio-campo sem custos e poderia focar em liberar saídas importantes para incorporar as outras peças que faltam. Deco deseja contratar um lateral direito, um volante, um segundo atacante e talvez um meio-campista ofensivo de lado, caso Ansu e Ferrán acabem saindo.