O Barcelona quer o retorno de Lionel Messi para a temporada 2023/2024. O argentino tem contrato com o PSG até junho e não pretende renovar o vínculo com o clube francês.
Devido à situação financeira do clube, a diretoria do Barcelona firmou um acordo com La Liga (liga espanhola) para viabilizar o negócio. O acordo também tem relação com as regras do “fair play financeiro” da Uefa.
Situação do Barcelona para ter Messi
Segundo o jornal espanhol Sport, o craque argentino teria que reduzir, significativamente, o seu salário para ser contratado pelo Barcelona e, assim, conseguir ser inscrito no campeonato espanhol e se encaixar nas regras do fair play. Vale ressaltar que o Barça está se recuperando de uma crise financeira.
Diante desse cenário, Messi teria que receber um salário de 25 milhões de euros por ano (quase R$ 140 milhões) para retornar ao Barcelona. Esse valor é quatro vezes menor do que aquele que o astro ganhava quando saiu do clube em 2021.
Em paralelo às conversas com o Barcelona, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, possui uma proposta de R$ 2 bilhões anuais para contratar o jogador. Times da Major League Soccer (MLS) também se planejam para tentar a vinda do jogador eleito sete vezes melhor do mundo.
Além do salário, a proposta do Barcelona é de um contrato de duas temporadas e conta com uma cláusula que permite o camisa 10 rescindir unilateralmente seu contrato a qualquer momento após o primeiro ano. A La Liga emitiu uma nota oficial sobre o assunto:
“Não fornecemos dados específicos de clubes específicos. Em abril é quando todos os clubes devem enviar seus orçamentos e planos e, com base nisso, a LaLiga estabelece o LCPD (Limites de Custo do Pessoal Desportivo) para a temporada seguinte”