O FC Barcelona planeja anunciar o fechamento econômico da temporada 2022/23 entre hoje e amanhã. Joan Laporta e seu conselho revisaram o balanço do ano anterior, bem como o orçamento para a campanha de 2024/24. Após a aprovação final em uma reunião virtual, a Assembleia de sócios será convocada para aprovar os números que, inclusive, são melhores do que o previsto.
O Barça previu um lucro de 274 milhões de euros, um número alcançado graças aos mecanismos acionados pelo clube durante o último ano fiscal. Apesar da situação que obrigou o recuso a estas “palancas”, o balanço fiscal de 2022/23 foi surpreendente para o clube.
O que isso significa para o clube?
Este não é apenas o sinal de uma administração fiscal saudável, mas também uma vitória para os responsáveis pela área econômica do clube que souberam maximizar esse aporte extra. Isso fez com que os lucros fossem superiores à projeção inicial.
O modelo adotado por Joan Laporta e seus executivos para discutir e aprovar o saldo econômico foi uma reunião de conselho virtual. Com esse requisito cumprido, espera-se que a Assembleia seja realizada no dia 22 de outubro, coincidindo com a disputa de um jogo da La Liga contra o Athletic Club.
Cumprimento das exigências legais
Atendendo às exigências legais, o fechamento do exercício 2022/23 tinha que ser aprovado pelo conselho antes do dia 30 de setembro, a data limite nos três meses previstos na norma após o fim do ano letivo, cuja data é 30 de junho. Como de costume, Joan Laporta também apresentará à Assembleia de sócios o orçamento para a temporada 2023/24, elaborado pela equipe executiva e diretores blaugrana.
Assim como no exercício passado, a previsão para este ano também é de lucro. No entanto, isso se torna ainda mais significativo pois esses ganhos foram contemplados sem recorrer a novas “palancas”. Isso, apesar do desafio de jogar no Estadi Olímpic de Montjuïc, que não gera a receita que o antigo Spotify Camp Nou produzia, e que no futuro será multiplicada quando o novo estádio for reformado.
Esse resultado será alcançado graças ao enorme esforço do clube em reduzir gastos em todas as áreas, sem deixar de ser competitivo no esporte – como mostra o título da Liga masculina e a Champions League da equipe feminina – e continuar atendendo aos compromissos econômicos e impulsionando as obras da Espai Barça.