O FC Barcelona, através da sua Fundação, anunciou que apoiará ações de ajuda humanitária para as vítimas do recente terremoto no Marrocos, que já causou a morte de mais de 2.000 pessoas. O anúncio foi feito pelo presidente do clube, Joan Laporta, após o tradicional evento de oferenda floral ao monumento Rafael Casanova na Diada Nacional da Catalunha.
“Manifestamos solidariedade às vítimas do terremoto que aconteceu no Marrocos e causou tanto sofrimento. Anunciamos que, através da nossa Fundação, apoiaremos ações de ajuda humanitária”, afirmou Laporta.
O FC Barcelona, conhecido por seu slogan “um clube mais que um clube”, sempre teve um forte engajamento em causas sociais e humanitárias. Com este anúncio, o clube reafirma seu compromisso de ir além do futebol, atuando também como um agente de mudança social positiva.
Como Barcelona sempre defendeu direitos e liberdades?
Em seu discurso, Laporta lembrou que o FC Barcelona sempre tem sido uma referência na defesa dos direitos e liberdades, um valor intrínseco à cultura catalã. “Continuaremos a fazer isso, porque a diretoria e todos nós que fazemos parte do clube temos o direito de ser fiéis à nossa história e às nossas essências fundadoras, que explicam que somos mais que um clube”, concluiu o presidente do clube.
O terremoto no Marrocos causou uma devastação significativa, com perda de vidas e danos materiais extensos, tornando necessária a ajuda humanitária internacional. O gesto de solidariedade do FC Barcelona, na forma de apoio a ações de ajuda humanitária, é um passo importante nesta direção.