O Barcelona segue sofrendo com a aparição de novos problemas. Desta vez, o clube se vê ameaçado no futebol e pode perder as licenças da Uefa e Fifa após uma denúncia.
Tudo aconteceu na Supercopa da Espanha de 2006, no clássico da Catalunha entre o Barça, e o Espanyol. Os Blaugrana saíram vitoriosos por 3 a 0 naquela ocasião, mas os adversários pediram a impugnação dias depois alegando que Xavi e Puyol foram escalados de forma irregular. A Federação Espanhol, no entanto, recusou o pedido.
Apesar disso, cerca de 17 anos depois, a história pode ter outro desfecho. Isso porque, o Barcelona foi denunciado no caso Negreira, onde é acusado de pagar mais de 7 milhões de euros ao ex-chefe da comissão de arbitragem para poder ter informações dos juízes de seus jogos e essa final da Supercopa de 2006 estaria incluída.
O que pode acontecer caso o Barcelona seja punido?
Todo esse processo pode levar o clube catalão a perder as licenças da Uefa e da Fifa, ou seja, estaria impossibilitado de disputar competições organizadas pelas entidades. Para voltar a atuar, o Barça precisaria de realizar uma nova filiação, que tem passa pela Federação Espanhola (RFEF).
“Em tese, para voltar, o clube precisaria passar por nova filiação ao sistema Uefa/Fifa através de também nova filiação ao sistema da RFEF. Mas sabemos que se trata de uma pena extrema, que dificilmente seria aplicada no caso concreto“, afirma Luiz Fernando Aleixo Marcondes, mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida, na Espanha.