O Barcelona anunciou na quarta-feira o que já era amplamente especulado: a contratação do zagueiro Iñigo Martinez, de 32 anos. O jogador assinará um contrato de duas temporadas com o clube catalão e será apresentado na próxima semana. Sua cláusula de rescisão foi firmada em impressionantes 400 milhões de euros.
Iñigo se transferiu para o Barcelona com o status de agente livre, após não renovar seu contrato com o Athletic Club, onde atuou nas últimas dez temporadas e que ele ingressou após deixar a Real Sociedad.
A expectativa de Martinez para nova jornada
Em suas primeiras declarações como jogador do Barcelona, o zagueiro expressou grande entusiasmo e respeito pelo clube catalão. “Chego com muita vontade, desejoso de contribuir com tudo o que tenho. Estar neste grande clube é tremendo.
A confiança desde o primeiro minuto foi muito grande e espero retribuir em campo com o meu trabalho. Almejo o máximo, ganhar todos os títulos possíveis, mas todos sabemos que costuma ser complicado e por trás há um grande trabalho. Se estivermos bem e fizermos as coisas bem, como fizeram no ano passado, os resultados virão” afirmou Iñigo.
Sobre o novo técnico Xavi Hernández, Martinez se mostrou entusiasmado. “É um luxo tê-lo como treinador. Desde que começou a jogar nós o seguimos, para quem gosta de futebol, esse tipo de jogador é em quem nos focamos. Tê-lo como treinador, com o que ele pode nos oferecer e ensinar, vai ser maravilhoso”.
Polêmicas na transição de Martinez para o Barcelona
A saída de Iñigo do Athletic Club, entretanto, causou polêmica no time basco. O ex-presidente Iñigo Elizegi explicou no final da temporada que o jogador recusou a oferta de renovação do time basco, revelando que “Iñigo e Carmelo (Sánchez, seu agente e tio) estão perdendo.
Houve tempo e calma para a oferta no caso de Iñigo Martinez. Ele nos disse, sinto muito, mas vamos esperar”. Já o atual presidente, Jon Uriarte, afirmou que o clube tentou renovar com o defensor e que foi o jogador quem “quis sair” e transmitiu isso através de seu representante “de maneira categórica” no final do mercado de agosto do ano passado
“O Athletic quis renovar com Iñigo e foi Iñigo quem quis ir para outro clube”. Com a chegada de Martinez, espera-se que o Barcelona reforce ainda mais sua defesa para a temporada 2023/24, buscando melhores resultados nos campeonatos em disputa.