No dia de hoje, 21 de julho de 2023, o FC Barcelona parece estar perto de fechar uma operação dupla de futebol que poderá permitir-lhes reduzir custos, gerar receita e libertar dois espaços na sua equipa. O clube catalão espera anunciar nas próximas horas a transferência do meio-campista Nico para o FC Porto, com opção de recompra.
Estima-se que a venda poderá ser fechada por valor inferior a 10 milhões de euros, um cenário com o qual o jogador está de acordo. Adicionalmente, está aberta a possibilidade de emprestar o lateral mexicano Julián Araujo ao clube português por uma temporada, também com opção de compra, e um acordo parece estar iminente.
Qual a razão para estes movimentos de jogadores de futebol?
A saída de Nico tem sido adiada, uma vez que o Porto não estava interessado numa simples transferência temporária, mas sim numa compra definitiva, o que causava receios ao Barça. Finalmente, optou-se por uma venda com opção de recompra, uma solução que parece agradar a todas as partes envolvidas.
Nico assinaria um contrato de quatro temporadas com o Porto, sabendo que o Barça poderá recontratá-lo no futuro, embora o jogador tenha a possibilidade de recusar. Este processo também tem sido atrasado pelos problemas de fair-play financeiro do clube português.
E quanto a Araujo?
Quanto a Araujo, o interesse do Porto surgiu durante as conversações por Nico. O Porto está à procura de um lateral, e embora se tenha especulado sobre a possibilidade de contratar Sergiño Dest, o clube português está mais interessado no internacional mexicano, visto como uma oportunidade de mercado. Neste caso, o empréstimo seria também com opção de compra e já conta com a aprovação do jogador.
A venda de Nico deverá ser oficializada nas próximas horas e não é descartado que o empréstimo de Araujo também seja aprovado em breve. A ideia é que Araujo já não se junte à turnê da equipa nos Estados Unidos, caso seja alcançado um acordo entre todas as partes.