O Barcelona anunciou, nesta terça-feira (12), um acordo em principio com o Leeds United, da Inglaterra, pela contratação do atacante Raphinha.
O clube catalão, que já estava interessado há um bom tempo no jogador, de 25 anos, superou a concorrência do Chelsea e do Arsenal, que também monitoravam a situação para fechar com o seu terceiro reforço para 22/23.
O brasileiro ainda deve passar por uma bateria de exames nos próximos dias antes de ser anunciado oficialmente pelo clube. A tendência é que se junte ao restante do elenco que vai realizar o início da pré-temporada nos Estados Unidos.
Os valores não foram revelados pelo Barça, no entanto, o jornal espanhol ‘Mundo Deportivo’ avança que as cifras envolvidas na transferência giram em torno de 58 milhões de euros e mais sete milhões em metas. Raphinha vai rubricar um vínculo válido até junho de 2027.
Como dito anteriormente, o atacante já é a terceira investida do clube nesta janela, se juntando ao zagueiro Andreas Christensen, ex-Chelsea, e ao volante Franck Kessié, que estava no Milan. Ambos chegaram ao Camp Nou sem custos, após o contrato com suas respectivas equipes se encerrar.
Confira os números de Raphinha, novo reforço do Barcelona para a temporada 22/23
Revelado nas categorias de base do Avaí, que deve receber cerca de R$ 2,5 milhões da negociação, o jogador sequer atuou em seu clube de origem antes de começar a sua trajetória pelo futebol europeu no Vitória de Guimarães, de Portugal.
Pouco mais de três temporadas depois, acertou com o Sporting Lisboa, contudo, não foi muito aproveitado e na temporada 19/20 se transferiu para o Rennes, da França. Apesar de não ter muito destaque, foi o suficiente para atrair a atenção do Leeds.
Ao chegar nos Peacocks, o atleta apresentou um crescimento exponencial, que o levou a ser um dos pilares principais que seguraram o Leeds na elite do futebol inglês.
De acordo com o site oGol, na última temporada (21/22), Raphinha marcou 11 gols e deu três assistência nas 36 partidas em que esteve em campo.