O Barcelona está empenhado em garantir a continuidade do atacante francês Ousmane Dembélé. O clube blaugrana tem até 30 de junho para acertar sua permanência, evitando, assim, problemas na elaboração do plano para a próxima temporada. O jogador está disposto a continuar, porém sua cláusula de rescisão de apenas 50 milhões de euros até o final de junho afeta os movimentos do mercado do Barça.
Dembélé se sente confortável em Barcelona e possui boa relação com o técnico Xavi Hernández. Além disso, ele é, atualmente, um dos jogadores mais importantes do time. Contudo, essa cláusula de saída de baixo custo é uma preocupação para o clube e poderia atrair outras equipes europeias.
O que o Barça está fazendo para garantir a permanência de Dembélé?
O clube catalão e o estafe de Dembélé já tiveram um primeiro encontro há pouco mais de um mês, onde ambas as partes mostraram interesse em chegar a um acordo para estender o contrato que termina em 2024. Naquela ocasião, começaram a discutir números e propostas, mas ainda não há um avanço.
O Barcelona entende que chegou o momento de fechar o acordo total para evitar semanas tensas e encerrar a incerteza criada pela cláusula de saída do francês. A ideia é fechar um contrato a longo prazo, com melhorias salariais e por objetivos alcançados, fazendo de Dembélé um dos jogadores mais bem pagos do elenco.
A real intenção do clube é avançar nas negociações o mais rápido possível, justamente para evitar que a situação se prolongue ainda mais. A incerteza provocada pela cláusula de saída desnorteia o planejamento de algumas negociações, como as de Ansu Fati e Ferrán Torres. Caso haja uma saída indesejada de Dembélé antes de 14 de julho, o Barça não poderia perder outro atacante, o que dificultaria ainda mais a busca por um substituto de qualidade no mercado.
Como o Barça vê o futuro de Dembélé?
O clube confia na vontade do jogador em permanecer em Barcelona, mas também entende que Dembélé é uma verdadeira oportunidade de mercado para clubes com capacidade econômica e esportiva na Europa. Contudo, o Barcelona não tem planos de colocá-lo no mercado, já que é um jogador estratégico para o time. O objetivo principal é fechar um acordo nos próximos dias para garantir a continuidade do jogador.
Entretanto, caso isso não ocorra, sempre há a possibilidade de uma rescisão unilateral, o que deixaria o clube em situação complicada. Independentemente do resultado dessas negociações, uma coisa é certa: Ousmane Dembélé é uma peça fundamental no planejamento do Barcelona para a próxima temporada, e o clube fará de tudo para garantir sua permanência.