O Barcelona anunciou na manhã desta segunda-feira (26), a contratação de atual campeão da Champions League e da Premier League. Trata-se de Ilkay Gündogan, que deixou o Mancheter City, de Pep Guardiola, e firmou com os catalães vínculo válido até 2025, com opção de renovação por mais um ano.
O meio-campista alemão chega ao Camp Nou sem custos aos cofres do Barça, após encerrar seu contrato com os ingleses, válido somente até dia 30 de junho. A cláusula do jogador no conjunto espanhol é de 400 milhões de euros (R$ 2 bilhões).
Trajetória do novo reforço do Barcelona
Antes de se transferir para a Premier League, Gündogan defendeu Bochum, Nuremberg e Borussia Dortmund, onde atuou ao lado de Lewandowski.
Sua chegada à Inglaterra ocorreu em 2016, sendo um dos primeiros reforços da era Guardiola à frente do Manchester City. A operação dos Citizens para levar o jogador para o futebol inglês teve custo de de 20 milhões de libras (R$ 103,5 milhões na cotação da época).
Com a camisa da equipe de Manchester, o alemão realizou 304 jogos, 60 gols e 40 assistências, além de 5 títulos da Premier League, duas Copas da Inglaterra, duas Supercopas da Inglaterra e quatro Copas da Liga Inglesa. A conquista mais recente foi a Champions League, troféu inédito na galeria do City.
Gündogan usou as redes sociais para agradecer a equipe de Manchester, e seu despediu do grupo comandado por Pep Guardiola, após inúmeras conquistas.
“Depois de sete anos termina um tempo maravilhoso. Você me fez realizar todos os meus sonhos. Levarei você para sempre em meu coração. Uma vez azul, sempre azul! Obrigado, Manchester City”, escreveu o jogador, após acerto com o Barcelona.