O Bahia pode não estar tentando o mesmo feito do Cruzeiro, que busca a melhor campanha da história da Série B. No entanto, a constância do Tricolor de Aço é invejável. Após empatar com o CRB na noite da última terça-feira (19), o Bahia encerrou o primeiro turno sem sair do G4.
Apenas cinco outros clubes conseguiram esse mesmo feito desde 2006: Corinthians, Vasco, Guarani, Chapecoense e Criciúma. Todos eles conseguiram subir – apenas o Corinthians terminou a campanha como campeão.
Outra ótima marca é que o Bahia passou todas as 19 primeiras rodadas entre os três primeiros colocados. A equipe também somou dois jogos seguidos sem vencer em apenas duas ocasiões.
O Bahia conseguiu se recuperar após um primeiro semestre muito ruim. O clube foi eliminado precocemente da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano. Depois disso, estreou na Série B com boa vitória sobre o Cruzeiro, por 2 a 0.
O Tricolor de Aço ainda lidou com uma troca de comando no meio da competição. Após duas atuações ruins nas rodadas 13 e 14, o então treinador Guto Ferreira foi demitido. Enderson Moreira assumiu e mantém a boa campanha.
O clube baiano também acumula dados importantes: é o segundo melhor visitante da competição, com 14 pontos em nove jogos. Sob o comando de Enderson Moreira, o Bahia venceu duas partidas fora de casa: 2 a 0 diante do Brusque e do Guarani.
Próximo compromisso
Com o fim do primeiro turno, o Bahia volta a enfrentar o Cruzeiro, pela 20ª rodada da Série B. O Tricolor de Aço está na 3ª posição, com 34 pontos.