O futebol europeu foi sacudido com uma notícia que certamente pegou todo mundo de surpresa. Um técnico campeão europeu, tomou uma decisão e pediu demissão do cargo de treinador no último sábado (12).
O técnico italiano Roberto Mancini, informou à Federação Italiana de Futebol (FIGC) sobre sua escolha. Ele ocupava o cargo na seleção Azzurra desde maio de 2018. Roberto Mancini abandona o posto durante a fase das Eliminatórias para a Eurocopa-2024, que vai acontecer na Alemanha, nos meses de junho e julho.
No Grupo C, a seleção italiana fez dois jogos e soma três pontos na classificação, ocupando o terceiro lugar. A liderança é da Inglaterra, com 12 pontos, enquanto a Ucrânia ocupa a segunda posição com seis pontos após três jogos disputados. A Macedônia do Norte (3 pontos) e Malta (0 pontos) encerram as seleções do grupo.
Relembre a passagem do técnico na Seleção Italiana
O período de Mancini à frente da equipe italiana foi caracterizado por momentos positivos e negativos. Embora tenha conquistado o título da Eurocopa em 2021, o treinador não conseguiu levar a seleção à Copa do Mundo de 2022, marcando o segundo torneio consecutivo em que a Azzurra não participou.
A última partida de Mancini como técnico da seleção italiana foi na vitória de 3 a 2 sobre a Holanda, durante a Liga das Nações. Esse resultado garantiu aos italianos a terceira posição no torneio. Anteriormente na semifinal da competição, a equipe foi derrotada pela Espanha por 2 a 1 e deu adeus ao título.
A Federação comunicou que nos próximos dias fará a divulgação de um novo treinador, já que a seleção italiana terá dois jogos em setembro, ambos nas Eliminatórias para a Eurocopa. No dia 9 de setembro, a Itália encara uma partida fora de casa contra a Macedônia do Norte; enquanto em 12 de setembro, o confronto será em casa, contra à Ucrânia.