No início de outubro, o Inter anunciou a prorrogação de contrato com Alemão até dezembro de 2025. O Avaí deve receber nos próximos meses cerca de R$ 400 mil pela negociação do atacante com o Colorado.
Inicialmente, o acordo previa o empréstimo de um atleta do Inter ao Avaí. Como a equipe catarinense não ativou o crédito, o Colorado deve realizar o pagamento em duas parcelas, a partir de março de 2023.
Emprestado pelo Avaí ao Novo Hamburgo, Alemão se destacou no Campeonato Gaúcho deste ano. Ele marcou dois gols e contribuiu com três assistências no estadual e foi um dos protagonistas no empate em 1 a 1 com o Inter no Beira-Rio.
Natural de Campo Erê-SC, o jogador chegou ao estádio da Ressacada em 2020 após passagens por Metropolitano e Criciúma. Em 2021, foi emprestado ao Juventus de Jaraguá, mas sofreu grave lesão e não teve sequência. Na Série A deste ano, despontou na equipe de Mano Menezes, com 10 gols marcados e cinco assistências na temporada.
Chegada ao Inter
Pelo lado do Inter, a negociação foi iniciada pelo então executivo de futebol, Paulo Bracks, ainda no início de março. A avaliação foi responsabilidade do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas) e todos concordaram em seguir na busca pelo atleta. Para ter Alemão, o Inter ofereceu ao clube dono dos direitos do atleta duas contrapartidas. A primeira foi permanecer com 30% dos direitos econômicos dele. A segunda foi ceder dois jogadores emprestados para completar o pagamento. O acordo foi prontamente aceito. Ou seja, o Colorado não investiu nenhuma quantia em dinheiro.