Atualizadas as chances de título, Libertadores e rebaixamento no Brasileirão
O Brasileirão segue muito movimentado e após a 22ª rodada, os torcedores já ficam na expectativa das reais chances de seu time disputar o título, conquistar uma vaga na Libertadores, Sul-americana e também os ricos de terminar o ano dentro da tenebrosa zona do rebaixamento. Confira as chances de cada clube.
Em se tratando de chances de título, o Botafogo segue disparado nas estatísticas com 86,3% de chances de título, estando a dez pontos de vantagem do segundo colocado Palmeiras, que chega com, 4,4% apenas. O Gêmio, Fluminense e Flamengo aparecem com menores probabilidades, com 4,3%; 2,3%; e 1,9%, respectivamente.
Para as chances de conquistar uma vaga na Libertadores, os cinco times citados aparecem com maior porcentagem de possibilidade. O Botafogo praticamente garantido com 99,9%; o Palmeiras com 89,6%; o Grêmio com 85,2%; o Flamengo com 80,3%; e o Fluminense com 78,3%. Correndo por fora estão quatro principais concorrentes, o RB Bragantino, com 57,3% de chances; o Athletico-PR com 33,3%; o Fortaleza com 25,7%; e o Galo com 18,7%;
Esse times devem brigar até o fim do Brasileirão por uma vaga e caso abra mais vagas com um possível campeão da Libertadores, Sul-americana brasileiro e também a vaga da Copa do Brasil com o Flamengo, as probabilidades aumentam.
Na zona do rebaixamento, há uma enorme disputa para que as equipes que querem se livrar do descenso, entre elas o Coritiba, com poucas chances de escapar, com 88,7% de ser rebaixado, seguido do América-MG, com 79,4%; Vasco com 69,6%; Santos com 56,5%; e o Bahia, primeiro clube fora do Z4, com 38%.
Há ainda três clubes que correm menor risco, mas devem se atentar por conta do desempenho ruim, são eles: Goiás, com 17,3%; Cruzeiro, com 15,6%; e Internacional com 14,3%.
As estatísticas foram feitas pelo programa Probabilidades no Futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).