O desempenho esportivo do Atlético-MG na temporada 2022 foi semelhante ao desempenho da torcida do Galo nas arquibancadas. Enquanto a equipe terminou o Brasileirão na 7ª colocação – campanha muito aquém do esperado, sobretudo pelos altos investimentos feitos para qualificar o elenco -, a torcida atleticana fechou o ano com apenas a oitava melhor média de público da Série A.
Isso rendeu ao clube mineiro um lucro de R$ 21 milhões apenas com receitas de bilheteria. Poderia ser mais, no entanto, a campanha irregular no Campeonato Brasileiro e longe da disputa de títulos impactaram no público.
Os dados são de um relatório publicado na última quarta-feira, 23 de novembro, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São dois levantamentos: público total e público pagante. No público pagante, o Atlético-MG fechou o Brasileirão com média de 25.578 torcedores, atrás de Ceará, Fortaleza e São Paulo, por exemplo, que ficaram atrás do Galo na tabela de classificação.
Já em termos de público geral, o Atlético-MG teve a quinta melhor média, com 31 mil torcedores por jogo. Vale lembrar que, dos 19 jogos em casa, o Galo precisou disputar três rodadas no Estádio Independência, que é três vezes menor em capacidade do que o Mineirão, onde habitualmente a equipe manda seus jogos.
Em termos de bilheteria, o Atlético-MG teve lucro de R$ 9 milhões na Série A. Além de arquibancadas menos cheias, a temporada ruim do Galo também refletiu no programa de sócios torcedores. Se o clube chegou a ter 130 mil sócios ativos num passado recente, hoje são cerca de 87 mil.
Em 2023, média de público do Atlético-MG deverá ser impulsionada pela inauguração de seu futuro estádio
A temporada 2023 é de expectativas para tal média de público ser alavancada no segundo semestre, pela chegada da Arena MRV na vida do torcedor atleticano. O futuro estádio do Galo tem 91% das obras prontas e promete abrir as portas a partir de 25 de março do ano que vem.