O Atlético-MG não pode inscrever jogadores neste momento em razão de um transfer ban aplicado pela FIFA ao clube em razão de uma dívida com o River Plate pela contratação do meia Nacho Fernández. A informação é do portal “Lance!”.
De acordo com a fonte, o Galo deve US$ 1,66 milhão (R$ 8,6 milhões, na atual cotação) e mais encargos ao time argentino, que acionou a entidade máxima do futebol. Os valores se devem a compra de Nacho Fernández junto ao River, no ano passado.
O Atlético confirmou que sofreu o transfer ban, mas alegou que existe um acordo com o time de Buenos Aires para quitar a dívida entre o fim deste ano e o começo de 2023.
Neste momento, no entanto, a janela de transferências está fechada, ou seja, não seria possível registrar novas contratações mesmo se as restrições não existissem. O período de transferências está previsto para ter começo em janeiro.
Atlético-MG não é o primeiro clube brasileiro a sofrer com transfer ban
Além do Galo, outros clubes já sofreram com a restrição imposta pela FIFA. Um exemplo é o arquirrival Cruzeiro, que vivia um momento financeiro bem pior do que o atual. Outros times que já passaram pela mesma situação recentemente foram Santos, Coritiba e Vasco da Gama.
A banimento, no começo, apenas impede de registrar novos jogadores. Caso o clube não faça o pagamento ou não chegue a um acordo com quem deve, a punição pode implicar em perdas de pontos e até rebaixamento, em casos mais extremos.