Atlético-MG é acionado na Fifa por calote e pode receber punição pesada

O Independiente Del Valle-EQU entrou com uma ação na Fifa contra o Atlético Mineiro envolvendo a negociação do meia equatoriano Alan Franco. O Galo não pagou a última parcela referente à compra de Alan em junho de 2020.

Com isso, o Del Valle acionou a Fifa para cobrar o valor do clube mineiro.

Situação do Atlético Mineiro

Alan Franco foi um pedido do técnico Jorge Sampaoli, que estava no comando da equipe naquela época. O clube desembolsou R$ 12,8 milhões para adquirir 65% dos direitos econômicos do jogador junto ao Del Valle — que ficou os 35% restantes.

Foi acordado que esse valor seria pago em parcelas, mas o clube brasileiro não quitou a última prestação. O presidente do clube equatoriano, Frankin Tello, confirmou a situação. 

“É verdade [que há uma ação na Fifa para cobrança da dívida], e a sentença da entidade é que devem pagar”, comunicou. O Atlético Mineiro ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fora dos planos do Galo, Alan Franco está emprestado ao Talleres-ARG, depois de uma passagem (também por empréstimo) pelo Charlotte FC, dos Estados Unidos.

O meia tem contrato com o clube argentino até junho deste ano. Se quiser contratar Alan em definitivo, o Talleres terá que pagar R$ 11,6 milhões para o Galo, como está previsto no contrato.

Entretanto, o clube não sinaliza que pretende contratar o meia, que deve retornar para o Atlético após o fim do empréstimo. Pelo Talleres, Franco disputou 22 partidas e marcou um gol.