No último sábado (28), o Atlético-MG recebeu o Fluminense na Arena MRV, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao comando do técnico Felipão, o Galo proporcionou uma vitória em 2 a 0, com dois gols marcados por Paulinho. Com o resultado, o clube mineiro segue como a equipe que mais conquistou pontos no Campeonato Brasileiro, desde a temporada de 2020.
No total, o Galo acumula 259 pontos nas últimas quatro edições da Série A, enfrentando 258 do Palmeiras e 254 do Flamengo, que completa a lista na terceira posição. Cada uma das equipes citadas, conseguiu conquistar um dos títulos, das competições que já foram finalizadas. Na temporada de 2020, o Atlético-MG completou o ano na terceira posição.
Na temporada de 2021, o clube mineiro encerrou um longo jejum de 50 anos, reconquistando o Campeonato Brasileiro. O desfecho foi impressionante e a taça chegou de forma antecipada, após importante virada contra o Bahia. Naquele ano, o Galo ainda foi campeão Mineiro e venceu a valiosa Copa do Brasil. Já em 2022, a equipe não completou um ano atrativo.
Atlético-MG busca sequência de participações na Libertadores
No ano passado, o Galo completou sua participação no Brasileiro na sétima posição, passando pela pré-Libertadores. Na temporada de 2023, o Atlético-MG também não conseguiu alcançar grandes conquistas e segue na sexta posição, em busca de uma vaga direta para o torneio continental. Atualmente, o time alvinegro é dono de 49 pontos.
Em comparação, o quarto colocado é o Grêmio, dono de 50 pontos. Vale ressaltar que o Atlético-MG não fica de fora da Copa Libertadores da América desde 2020. Na época, foi uma consequência do desempenho conturbado de 2019, quando encerrou o Campeonato Brasileiro na 13ª posição. Por isso, na temporada seguinte, atuou apenas pela Sul-Americana.