Nesta terça-feira (27), a seleção da Guatemala fará sua estreia na Copa Ouro, às 21h45 (de Brasília), diante de Cuba. A partida será válida pela primeira rodada do grupo D da competição da Concacaf. E na lista de convocados da “Fúria Azul” para o torneio, o destaque vai para um zagueiro do futebol brasileiro, que atua no Juventude: Geraldo Gordillo, de 28 anos.
Gordillo ficou conhecido no país após se destacar no Comunicaciones, e foi contratado pelo Juventude em dezembro de 2022, integrando o elenco da equipe de Caxias de Sul na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Ao desembarcar em solo brasileiro para jogar no Juventude, o zagueiro se tornou o 1º guatemalteco a jogar no Brasil desde 2012.
O guatemalteco chegou ao Brasil procedente do Coquimbo Unido, do Chile, e falou em sua apresentação que tinha o sonho de jogar no futebol brasileiro.
“Estava muito bem no Chile, mas meu sonho era jogar no Brasil, estava convencido de que muitas coisas boas estão por vir. Esperava muito, mas o Juventude é mais do que imaginava. É um lindo lugar para jogar e treinar. A estrutura é muito boa e o grupo, mesmo jovem, demonstra muita vontade de fazer coisas boas”, enfatizou o guatemalteco.
Gordillo não se firmou no futebol brasileiro
Desde que chegou ao Juventude, Gordillo, porém, não conseguiu se firmar na equipe, tendo realizado apenas um jogo, na derrota dos gaúchos para o Botafogo-SP, por 2 a 1, ainda na 1ª rodada da Série B.
E mesmo sem espaço no Juventude, ele foi convocado para defender a Guatemala na Copa Ouro e será titular contra Cuba, e dono da faixa de capitão da equipe.
Essa é a sua segunda participação na competição da Concacaf, tendo feito 3 jogos e anotando 1 gol na edição de 2022.