A homenagem do Athletico-PR à Espanha com uma camisa especial em 2018 não teve um bom resultado. Poucas horas após o lançamento nas redes sociais e com grande repercussão negativa, o clube anunciou em seu site oficial que a camisa não foi aprovada e não seria utilizada nem comercializada.
A camisa em questão fazia parte do projeto Nations, criado pela fornecedora oficial do clube, Umbro, que homenageou várias seleções de futebol. No caso do Atlético-PR, a seleção escolhida foi a Espanha, e a camisa apresentava uma cor amarela com detalhes em vermelho.
Infelizmente, a escolha não agradou aos torcedores e rapidamente se tornou motivo de memes e críticas. A postagem do clube sobre o lançamento recebeu 320 comentários, a maioria deles negativos. A coleção Nations da Umbro contemplou sete clubes, incluindo Santos, Chapecoense, Cruzeiro, Grêmio, Bahia, Avaí e o próprio Atlético-PR.
Cada uniforme foi projetado considerando a história, a ligação cultural e as paixões em comum entre os clubes e os países homenageados. No caso específico do Atlético-PR, a inspiração para a camisa amarela com detalhes em vermelho foi o fato da seleção da Espanha ter utilizado o centro de treinamento do clube, em Curitiba, durante a Copa do Mundo de 2014.
Famoso clube paulista virou piada nacional após atitude do Porta dos Fundos
Em 2015, o modesto Rio Branco, clube do interior de São Paulo, virou piada nacional por conta de um anúncio inusitado no uniforme do clube. Em partida contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, a equipe fechou um patrocínio pontual com o grupo de humor Porta dos Fundos.
O “problema” é o local onde o logotipo foi estampado: na parte traseira do calção dos jogadores, fazendo um trocadilho com o nome do grupo humorístico. Em campo, a brincadeira foi o que mais chamou a atenção, com a partida terminando em um 0 a 0 sem emoção.
“Para quem sempre quis ver a gente na Globo, hoje é o dia. Estamos lá! Na porta dos fundos do time do Rio Claro. ;)”, publicou o grupo Porta dos Fundos nas redes sociais.