O Athletico-PR fez (e ainda faz) o possível para manter pelo maior tempo possível em seu elenco o lateral-esquerdo Abner, jovem promessa do clube de apenas 22 anos. Mas a concorrência cada vez mais forte pode forçar o Furacão a negociar sua joia. Já sondado em diversos clubes da Europa, Abner vem sendo especulado dessa vez no Real Bétis, da Espanha.
Segundo informações do portal ‘Informa Betis’, o clube espanhol está em negociações avançadas para levar o jogador do Athletico-PR. O contrato de Abner com o Furacão vai até julho de 2025, portanto, neste momento não há possibilidade de o atleta sair sem custos do clube.
De acordo com a imprensa espanhola, o diretor de futebol do Real Bétis, António Cordón, está no Brasil para negociar com o Athletico-PR. Além de Abner, um segundo alvo da equipe espanhola seria o uruguaio Joaquín Piquerez, do Palmeiras.
Os valores de uma eventual transferência de Abner do Athletico-PR para o Real Bétis giram em torno de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 55 milhões na cotação atual). O lateral-esquerdo chegaria no Bétis para substituir o também lateral Alex Moreno, que foi vendido para o Aston Villa, da Inglaterra.
Mesmo ainda jovem, Abner já tem no currículo uma Copa Sul-Americana pelo Athletico-PR e a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio com a seleção brasileira
Abner chegou ao Athletico-PR em 2019, se tornou titular do time em 2020 e fez quase 150 jogos pelo clube paranaense. O lateral-esquerdo foi comprado por R$ 10 milhões à época, depois de se destacar na Ponte Preta.
Pelo Furacão, Abner foi titular no título da Copa Sul-Americana de 2021 e também estava no elenco do Brasil que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio 2020 (que foi disputado apenas em 2021 devido a pandemia de Covid-19). Ao todo, Abner fez 148 jogos pelo Athletico-PR, marcou cinco gols e contribuiu com 17 assistências.