O brasileiro Gabriel Bortoleto se consagrou campeão da F3 de 2023, acumulando 144 pontos na classificação, o que representa uma vantagem de 38 pontos sobre o segundo colocado, Aron, e 39 pontos sobre o terceiro colocado, Martí.
A temporada da categoria encerra suas atividades neste fim de semana, no Autódromo Nacional de Monza. A confirmação do título veio enquanto Gabriel estava nos boxes, dentro do cockpit da equipe Trident.
Devido ao apertado cronograma de apoio à Fórmula 1, que também inclui a Fórmula 2 neste fim de semana, as comemorações foram contidas, mas a equipe exibiu um cartaz comemorativo com a foto do piloto brasileiro.
Esse título faz de Bortoleto o primeiro piloto brasileiro a se tornar campeão da F3. A categoria surgiu em seu formato atual em 2019, e mesmo sua antecessora, a GP3 Series, não teve um piloto brasileiro vencedor, apesar da presença de nomes como Pedro Piquet, Pedro Nunes e outros.
Atualmente com 18 anos, Bortoleto começou sua carreira no kart aos sete anos. O piloto paulistano estreou nos carros de fórmula em 2020, na Fórmula 4 italiana, e depois migrou para a Formula Regional Europeia (FRECA), onde competiu por duas temporadas, representando a equipe FA Racing, que é gerenciada pelo bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso.
Anúncio é feito e piloto brasileiro está CONFIRMADO na Fórmula 1
Nesta terça-feira (29), a Aston Martin, equipe da Fórmula 1, anunciou que o brasileiro Felipe Drugovich irá substituir Lance Stroll no primeiro treino livre para o GP da Itália, em Monza, no dia 1º de setembro. A ação faz parte do regulamento da competição, que prevê que as equipes precisam dar oportunidades a pilotos novatos em duas sessões ao decorrer da temporada.
“Mal posso esperar para estar novamente no AMR23. O carro pareceu ótimo quando pilotei nos testes de pré-temporada e vai ser fascinante ver como ele melhorou desde então. Passei muito tempo no simulador ajudando a desenvolver o carro, então entender como isso se relaciona com a experiência verdadeira também vai ser super valioso para mim”, disse Felipe.
Drugovich foi anunciado como integrante da equipe de calouros da Aston Martin em setembro do ano passado. Em 2023, o brasileiro participou de testes na Fórmula E, com a Maserati. O GP da Itália será realizado no dia 3 de setembro – Max Verstappen lidera o campeonato de pilotos com a RBR, que lidera a tabela de equipes.