O atacante Richarlison, do Tottenham, veio a público criticar o uso da camisa da seleção brasileira como uso político.
Em entrevista na zona mista após a derrota dos Spurs por 2 a 0 para o Sporting, na última terça-feira (13), no Estádio José Alvalade, pela UEFA Champions League, o jogador foi questionado por Marcus Alves, da BBC, e criticou o uso do uniforme da CBF para questões políticas.
“Hoje em dia, o pessoal leva muito (o uso da camisa) para o lado político. Isso faz a gente perder a identidade da camisa e da bandeira amarela“, comentou.
O atacante também ressaltou que vem lutando para levar a identificação com a seleção brasileira para todo o mundo.
“Acho importante que eu como jogador, torcedor e brasileiro, tente levar essa identificação para todo o mundo. É importante reconhecer que a gente é brasileiro, tem sangue brasileiro e levar isso para o mundo“, disse.
O jogador marcou presença em um evento da Nike, fornecedora de materiais esportivos da CBF. Na ação, apareceu vestindo a nova camisa, que será usada na Copa em um tour pelo Pantanal.
Nos últimos anos, a camisa número um da CBF, a amarela, tem sido associada a movimentos pró-nacionalismo e da direita política.
Confira o dia e a hora da estreia do Brasil na Copa do Mundo
A competição está prevista para começar no dia 20 de novembro, com o duelo entre o Catar e o Equador. A bola rola às 13h (horário de Brasília).
Quatro dias depois, a seleção canarinho, que está no grupo G, começa sua caminhada em busca do hexacampeonato diante da Sérvia, às 16h. Suíça e Camarões são as outras equipes da chave.
Por fim, a final da Copa do Mundo acontece no dia 18 de dezembro, às 12h, no Estádio de Lusail.