O atacante argentino do Manchester United, Alejandro Garnacho, está enfrentando a possibilidade de ser sancionado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) devido a uma postagem na rede social X/Twitter. Na publicação, ele compartilhou uma foto do goleiro André Onana ao lado de seus colegas de equipe e usou emojis representando um gorila na legenda.
A publicação foi excluída pouco tempo depois de ter sido publicada. A FA está considerando a possibilidade de sancionar Garnacho por identificar uma suposta conotação racista na publicação. O argentino republicou a imagem com uma legenda modificada, mas a postagem original viralizou nas redes sociais. Confira:
O goleiro camaronês saiu em defesa do atleta argentino nas redes sociais. “As pessoas não podem escolher aquilo que me ofende. Sei bem o que o Garnacho quis dizer: força e poder. Este assunto deve ficar por aqui”, escreveu Onana nas redes sociais. O arqueiro foi o principal destaque do United no vitória contra o Copenhage nesta quarta-feira (25), pela Champions League.
Essa não seria a primeira vez que a FA consideraria uma ação semelhante contra um atleta do Manchester United por conta de um caso de racismo. Em 2020, Edinson Cavani respondeu a um comentário em seu perfil no Instagram usando um termo considerado racista.
Posteriormente, o uruguaio chegou a apagar a postagem em questão e emitiu um pedido de desculpas em suas redes sociais, declarando que não teve a intenção de fazer qualquer comentário racista. Apesar disso, Cavani enfrentou sanções por má conduta e por violação das regras relacionadas ao racismo.