A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) acionou o Botafogo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira (6). O motivo foi uma postagem na internet de uma torcida organizada do clube.
O conteúdo foi veiculado antes do clássico contra o Flamengo pela 22ª rodada do Brasileirão, disputado no último sábado (2).
Botafogo no STJD
A “Loucos pelo Botafogo”, uma das organizadas do clube, fez uma postagem provocando o Flamengo e chamando a torcida para o estádio Nilton Santos. O conteúdo dizia:
“Amanhã é dia de guerra. Aquele ditado né, rivais sim, inimigos também, inclusive… Amanhã rola a bola pelo brasileirão e no clássico regional a vitória é muito mais importante que um simples jogo. E aí fogão, tá animado?”
Além do texto, a postagem vinha acompanhada de uma imagem com os dizeres: “antes morto que vermelho”. Essa frase é conhecida por ter sido muito utilizada pelo governo Nazista durante a segunda guerra mundial.
Diante da publicação, a ABI entrou com uma denúncia de infração disciplinar no STJD. Porém, não foi citado o papel ou envolvimento do Botafogo na ação.
Pouco tempo depois da postagem, diversos torcedores do Glorioso ficaram ofendidos com o conteúdo e pediram para a torcida apagar o conteúdo. A Loucos pelo Botafogo se manifestou dizendo que não compactua com ideologias nazistas e negou teor nazista na mensagem.
O Botafogo é o líder do Brasileirão com 51 pontos, dez a mais que o vice-colocado Palmeiras. O Glorioso volta a campo no dia 16 de setembro para enfrentar o Atlético Mineiro pela 23ª rodada do campeonato brasileiro.
A partida será realizada na Arena MRV, às 21h (horário de Brasília).