O técnico do Arsenal, Mikel Arteta, foi categórico: “Precisamos de jogadores”. Arteta não tem medo de fazer suas expectativas conhecidas pelo clube antes de uma janela de transferência. Após a vitória por 2-0 sobre o Brighton em 17 de dezembro, ele deixou a hierarquia do Arsenal em poucas dúvidas sobre seu desejo de reforços de meio de temporada. Mas o Arsenal tem os fundos para contratações significativas? Em que parte do campo Arteta precisa de reforços e quem poderia ser?
Uma série de lesões mudou as prioridades de recrutamento do Arsenal, como The Athletic explica. Em janeiro de 2021 e 2022, o principal gasto do Arsenal foi em rescindir os contratos de estrelas desejadas como Ozil e Aubameyang.
Em 2023, houve claramente uma estratégia diferente: com a equipe em curso para recuperar o futebol da Liga dos Campeões e sua receita associada, além do fato de estarem disputando o título, o Arsenal reforçou seu elenco com três novas contratações.
Quanto dinheiro provavelmente estará disponível?
Esta é a questão de 105 milhões de libras. Após um enorme verão de gastos, incluindo aquele acordo recorde para Declan Rice, o Arsenal está definitivamente operando sob algumas restrições. Quando assinaram com David Raya do Brentford no final da janela de verão, citaram as regulamentações do Fair Play Financeiro, insistindo que só podiam levá-lo inicialmente em prestação.
O acordo Raya significa efetivamente que o Arsenal tem um compromisso de 27 milhões de libras (R$165 milhões) com o Brentford a cumprir, o que deve ser levado em consideração quando se trata de quaisquer transferências futuras.
Quem toma as decisões-chave sobre as contratações?
É um processo colaborativo no Arsenal. O diretor esportivo Edu supervisiona um departamento de recrutamento encarregado de identificar e seguir talentos. Esses jogadores são então compartilhados e discutidos com o técnico Mikel Arteta, que considera seus méritos com sua ampla equipe de treinamento.
No momento, a prioridade são as posições defensivas, com possível consideração para o meio-campo. Vale a pena dizer “no momento” porque as janelas de janeiro são, por natureza, bastante reativas. Um par de lesões pode mudar a prioridade muito rapidamente. Mesmo algumas semanas atrás, poderia ter havido uma resposta diferente a esta pergunta, com o meia-atacante e as áreas de ataque amplas ambos sendo considerados.
Neste momento, no entanto, a retaguarda é onde a equipe de recrutamento do Arsenal está se concentrando. Arteta já admitiu que o Arsenal está “muito fraco na retaguarda”. A primeira lesão no ligamento cruzado anterior sofrida pelo recém-contratado Jurrien Timber em sua estreia na Premier League foi um golpe tremendo.
Sua recuperação está progredindo bem, mas não é esperado que ele retorne tão cedo. A perda de Timber foi agravada por uma lesão em Takehiro Tomiyasu – e mesmo que o full-back versátil retorne em forma em janeiro, ele ainda pode perder um mês representando o Japão na Copa AFC Asian.
O Arsenal deve primeiro considerar as implicações de longo prazo de qualquer assinatura de janeiro. Em defesa, Timber e Tomiyasu são ambos uma grande parte dos planos de Arteta, com este último esperando concordar com um novo contrato. O clube reconhece a necessidade de capa, mas estará ciente de não perturbar o equilíbrio da equipe.
Um contrato de empréstimo seria preferível, embora encontrar alguém que seja bom o suficiente e disponível nesses termos seja desafiador. Existem alvos defensivos de longo prazo, como o Nico Schlotterbeck do Dortmund. A equipe técnica de Arteta também admira o internacional holandês do Bayern de Munique, Matthijs de Ligt, mas o preço e a situação contratual de ambos os jogadores os tornam negócios inviáveis em janeiro.
O Arsenal também está interessado no defensor de 17 anos do Ajax, Jorrel Hato. O adolescente tem sido um raro ponto de luz em uma temporada difícil para o clube de Amsterdã, usando a braçadeira de capitão em ocasiões, e já recebeu sua primeira cap para a seleção senior holandesa. Hato joga como zagueiro pelo lado esquerdo ou lateral esquerdo, então complementaria Timber. O Arsenal acredita que o modelo de jogo do Ajax é análogo ao deles, daí a rápida adaptação de Timber.