Não é segredo para ninguém que a Copa do Mundo de 2014 deixou uma verdadeira herança de estádios para o Brasil. Muitos estados brasileiros acabaram recebendo uma reforma completa em suas estruturas ou, até mesmo, uma construção do zero. E esse foi justamente o caso da Arena de Pernambuco.
Oficialmente chamada de Estádio Governador Carlos Wilson Campos, a Arena de Pernambuco está localizada no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Trata-se de um dos estádios que foi construído justamente para sediar algumas das partidas da Copa do Mundo do Brasil.
Com uma estrutura moderna e tecnológica, a Arena de Pernambuco conta com o selo cinco estrelas do Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), órgão atrelado ao Ministério do Esporte. Apesar de ser um grande investimento, o estádio é, hoje em dia, casa de ninguém – o que faz com que seja alvo de críticas.
A história da Arena de Pernambuco
Em 2007, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que o Brasil seria o país sede da Copa do Mundo de 2014. A partir daí, começaram as movimentações para a reforma de estádios e construção de novas arenas que pudessem ser utilizadas na competição, atendendo a todos os requisitos e divulgando, de certa forma, os estados brasileiros como um todo.
Foi justamente nesse contexto que surgiu a Arena de Pernambuco, a qual foi desenvolvida e executada pela Odebrecht – que anos depois foi alvo de investigações por parte das autoridades. A construção do estádio começou em agosto de 2010, cerca de quatro anos da Copa do Mundo.
No entanto, diferente do que aconteceu com outros estádios de futebol, a Arena Pernambuco não foi inaugurada somente para o Mundial. Ela foi desenvolvida com o objetivo de também sediar a Copa das Confederações, que ocorreu em 2013 e veio a ser a última edição dessa competição.
Dito e feito: em abril de 2013 a Arena de Pernambuco já estava pronta, prestes a receber a sua partida inaugural. Naquele ano, recebeu não apenas jogos de equipes como, também, algumas das disputas da Copa das Confederações – que acabou sendo vencida pela própria seleção brasileira.
Grandes jogos disputados na Arena de Pernambuco
A Arena de Pernambuco não apenas foi feita para receber grandes partidas de futebol como, também, se tornou esse palco de jogos importantes logo no seu primeiro ano de existência. Em 2013, o estádio recebeu três jogos da Copa dos Confederações – incluindo alguns grandes confrontos.
No dia 16 de junho, a arena foi palco do confronto entre Espanha e Uruguai, que terminou em 2 a 1 para os espanhóis. Já no dia 19 de junho, foi a vez de receber Itália e Japão, jogo que teve resultado positivo para os italianos: 4 a 3. No dia 23 de junho, recebeu a última partida da competição: Uruguai 8 x 0 Taiti.
A Arena de Pernambuco recebeu cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, sendo que quatro ocorreram ainda na fase de grupos e um nas Oitavas de Final. Na primeira fase, o estádio foi palco dos confrontos entre Costa do Marfim e Japão, Costa Rica e Itália, Croácia e México e Estados Unidos e Alemanha.
Já na fase mata-mata, o estádio foi palco da grande partida entre Costa Rica e Grécia, quando os costarriquenhos venceram nos pênaltis e avançaram para as quartas. Na época, a Costa Rica era tida como a principal surpresa da Copa, e estava avançando jogo após jogo.
Campeonatos que já foram realizados na Arena de Pernambuco
Apesar de não ser casa de nenhum clube do futebol brasileiro, a Arena Pernambuco já foi utilizada para diversos campeonatos no país. Em seu primeiro ano, o estádio foi palco de partidas da Série A do Campeonato Brasileiro e, também, da Copa Sul-Americana.
Desde então, passou a sediar quase que esporadicamente algumas partidas de diversos campeonatos diferentes. Libertadores da América, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano são apenas algumas das competições que já passaram pela arena.
Detalhes e curiosidades da Arena de Pernambuco
A Arena de Pernambuco foi inaugurada oficialmente no dia 14 de abril de 2013. A primeira partida inaugural, no entanto, ocorreu pouco mais de um mês após isso: 22 de maio de 2013, em um amistoso entre Náutico e Sporting de Portugal, que terminou empatado em 1 a 1.
Atualmente, o estádio possui capacidade para 44,3 mil espectadores. No entanto, o recorde de público da arena quebrou esses limites. No dia 25 de março de 2016, 45.010 pagantes se reuniram na Arena de Pernambuco para assistir a partida entre Brasil e Uruguai, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.