O ano de Copa do Mundo costuma tirar toda a motivação dos atletas. Em meio a possibilidades de ser convocado ou não ou chegar à época da competição lesionado, os jogadores de futebol se dedicam para darem os seu melhor e evitar qualquer problema que seja.
Quem precisará ter essa mentalidade é Arboleda. O zagueiro do São Paulo fraturou e rompeu ligamentos do tornozelo durante partida contra o Palmeiras, realizada na última quinta-feira (23). Ele já foi operado, mas mesmo assim, corre um sério risco de perder sua primeira Copa do Mundo pela seleção equatoriana.
O São Paulo não divulgou uma data para previsão de retorno, mas internamente, o clube não conta mais com o zagueiro para o restante da temporada. Não apenas isso como a contratação de um novo zagueiro foi definida como prioridade para a janela de transferências de julho, segundo o ‘Lance!’.
Na opinião da presidente da Sociedade Paulista de Medicina Esportiva, Ana Simões, a recuperação a tempo de Arboleda é muito difícil.
“O problema para um atleta é que ele precisa recuperar a mobilidade e a atrofia muscular, porque ele fica sem praticar atividade física por um tempo. O corpo, então, precisa voltar ao condicionamento. Eu acho muito improvável do ponto de vista médico que ele consiga se recuperar a tempo. Ele teria dois meses para estar apto fisicamente, sendo que os outros jogadores já vão estar em um ciclo de treinamento.”
Totti fez “milagre” e se recuperou a tempo da Copa
Arboleda tem cerca de quatro meses até a lista final de convocados. O drama do jogador lembra o de outro personagem histórico do futebol: Totti. Ele rompeu os ligamentos do tornozelo e fraturou a fíbula esquerda quatro meses antes da Copa começar, em partida da Roma contra o Empoli.
Totti iniciou uma corrida contra o tempo e conseguiu se recuperar em três meses, o que foi considerado um milagre. Ele participou de todos os jogos da Itália na Copa do Mundo e deu quatro assistências e marcou um gol.