Árbitros decidem criar própria associação e CBF vai receber o aviso

Uma mudança drástica deve acontecer com a arbitragem brasileira em breve. A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) projeta mais valorização e respeito à profissão em breve.

Os árbitros pretendem apresentar para a CBF a proposta de uma Associação de profissionais da arbitragem nas próximas semanas.

Associação de arbitragem do Brasil

O principal motivo para realização dessa Associação é a valorização dos árbitros e assistentes no futebol brasileiro. Os profissionais se baseiam em exemplos europeus, especialmente da Inglaterra, para promover a iniciativa.

A Abrafut é formada por profissionais da Fifa e tem cinco membros fundadores: Bruno Arleu, Wagner do Nascimento Magalhães, Neuza Inês Back, Bruno Pires e Danilo Manis.

A Associação tem como presidente Marcelo Van Gasse e vice Anderson Daronco. Wilton Pereira Sampaio e Rodrigo Corrêa são responsáveis, respectivamente, pelas partes administrativa e financeira.

A princípio, a Abrafut tem como pedidos iniciais o suporte jurídico da parte esportiva para os associados e o serviço de assessoria de imprensa para posicionamento diante de instituições e clubes. Além disso, solicitam divulgação mensal das entradas e custos.

Segundo comunicado da Associação, a principal mensagem a ser passada para o futebol brasileiro é “diálogo, compromisso e responsabilidade social”. O material com todas as diretrizes e solicitações dos profissionais de arbitragem deve ser apresentado para a CBF nas próximas semanas.