O desejo e a ansiedade por estarem na próxima Copa do Mundo não fica somente a cargo das seleções. Vários árbitros, incluindo brasileiros vivem apreensão para saber se irão ao Qatar.
Essa decisão cabe à FIFA, entidade máxima do futebol. Até o momento, nenhuma decisão foi tomada, mas Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, que são do quadro, devem apitar algumas partidas da competição.
Ambos tem participado de cursos e palestras da FIFA e estiveram presentes, junto com Wagner Reway e Raphael Traci, que tem se especializado no controle do VAR, em seminários da entidade. O último aconteceu em fevereiro, na Argentina.
No entanto, o habitual é apenas um juiz de cada país ser escolhido para participar da Copa do Mundo.
Copa do Mundo feminina
Já na Copa do Mundo de futebol feminino, que vai ocorrer no ano que vem, Edina Alves Batista aparece como grande favorita do quadro brasileiro e deve estar no comando dos jogos do torneio. Por fim, Diane Caroline Muniz dos Santos lidera a corrida para representar o Brasil a frente do VAR.
Saiba mais sobre a Copa do Mundo
A competição de maior prestigio do futebol mundial começa no dia 21/11, às 7h (de Brasília) com o duelo entre Holanda x Senegal. Algumas horas de depois, às 13h, Qatar x Equador se enfrentam em partida que também deve receber a Cerimonia de Abertura.
Já o Brasil começa sua caminhada em busca do hexa três dias depois. No dia 24/11, às 16h, a seleção joga contra a Sérvia, no Estádio de Lusail. Os outros integrantes do grupo são Suíça e Camarões.