O árbitro Romulado Arppi Filho, que faleceu no último sábado (4), aos 84 anos, ficou conhecido não apenas por apitar a final da Copa do Mundo de 1986, no México, mas também como aquele que apitou um jogo em que Pelé quase desistiu de jogar futebol.
De acordo com informações do “ge”, o episódio aconteceu em 1956, quando o Rei do Futebol ainda estava dando seus primeiros passos como jogador. Com apenas 15 anos de idade, Pelé desperdiçou um pênalti na final de um Campeonato Juvenil e pensou em largar a bola. Na ocasião, Romualdo era o juiz da partida.
A ideia do ídolo do Santos e todos os clubes era retornar a Bauru, onde residia a sua família. O relato da partida está no livro ‘Histórias da Vila Belmiro – 100 anos de magia do estádio santista’ e há uma entrevista do ex-árbitro, que explica como foi parar na arbitragem daquele jogo.
“Era sócio da Portuguesa Santista e apitava alguns jogos da várzea. Só que houve uma greve de árbitros da Liga de Futebol Amador de Santos, que promovia o torneio, e foram me buscar em casa, sabendo que eu apitava. Expliquei que não tinha roupa nem apito“, relembrou.
Romualdo conta que organização da partida arrumou uniformes e apito para ele poder comandar o jogo entre Santos e Jabaquara. O duelo aconteceu na Vila Belmiro e terminou com derrota do Peixe por 1 a 0. Pelé teve a chance de igualar a decisão num pênalti, mas mandou pra fora e os visitantes ficaram com o título.