O árbitro Ramon Abatti, que foi centro de uma polêmica envolvendo Palmeiras e Flamengo, no ano passado, está escalado para apitar o confronto entre Botafogo e São Paulo, neste sábado (15), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Ele contará com o auxílio de Johnny Barros de Oliveira e Henrique Neu Ribeiro para comandar o duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2023.
O árbitro catarinense se envolveu em uma polêmica durante o clássico Palmeiras e Flamengo que aconteceu no Brasileirão do ano passado, o qual terminou empatado em 1 a 1. Na ocasião, o zagueiro e capitão do Verdão, Gustavo Gómez, recebeu um contato de Vidal dentro da pequena área e caiu, mas o árbitro não marcou infração no lance.
Abatti autorizou o reinício da partida mesmo com o VAR revisando o lance, e o Flamengo cobrou o tiro de meta, sendo possível ouvir a voz do árbitro ao fundo: “agora já foi”.
O último duelo do São Paulo em que o catarinense de 32 anos apitou aconteceu na vitória tricolor por 2 a 1 diante do América-MG, em 6 de outubro de 2022. Enquanto do Botafogo foi o duelo entre a equipe de John Textor e o Fluminense, no dia 23 de outubro, também na temporada passada. O clássico carioca terminou no empate por 2 a 2.
Quem é Ramon Abatti que apitará clássico do Brasileirão?
O árbitro catarinense integra a Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF) desde julho der 2017, na categoria AB. Desde a última temporada, Abatti tem conseguido conquistar seu prestígio no quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E assim, conquistou a indicação para o quadro de árbitros para Fifa.