Árbitro brasileiro perde o escudo da FIFA

O quadro de árbitros brasileiros da FIFA sofreu uma importante mudança nesta quarta-feira (1°). Acontece que o experiente Bráulio da Silva Machado, de Santa Catarina, deixou o quadro de árbitros da entidade para dar lugar ao jovem Matheus Candançan, de 26 anos, que agora está disponível para trabalhar em partidas internacionais.

Experiente e bastante solicitado para jogos importantes no futebol brasileiro, Bráulio foi retirado do quadro da FIFA apenas por causa da sua idade. O catarinense está com 45 anos e atingiu a idade limite para apitadores da federação. Além de Matheus, a FIFA colocou os brasileiros Daniela Coutinho, Gizeli Casaril e Victor Hugo Imazu dos Santos na lista de árbitros assistentes, além de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, que vai para a cabine do VAR.

Brasil tem 17 árbitros com escudo da FIFA

Com a entrada de Matheus Candançan e a saída de Bráulio Machado, o Brasil segue com 17 nomes entre árbitros e árbitras disponíveis para apitar partidas internacionais da FIFA. A lista conta com nomes como Anderson Daronco, Bruno Arleu, Edina Alves Batista, Ramon Abatti, Raphael Claus, Rejane Caetano da Silva, Rodrigo Pereira Sampaio e Wilton Pereira Sampaio.

Além disso, o Brasil tem outros 20 representantes disponíveis para trabalhar como árbitros assistentes para a FIFA, como Bruno Boschilia, Fernanda Kruger, Neuza Back, Danilo Simon e Rodrigo Figueiredo, além de nomes como Diego Pombo Lopez, Igor Junio Benevenuto de Oliveira, Rodolpho Toski Marques, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e Wagner Reway para trabalhar na arbitragem de vídeo em uma lista que contempla 12 nomes.

Nos últimos anos, a CBF vem fazendo um trabalho de renovação no quadro de árbitros, em busca de uma melhoria no nível da arbitragem no futebol nacional. De acordo com dados da entidade, nos últimos três anos, houve a estreia de 22 árbitros na Série A do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a arbitragem continua a sofrer com críticas por parte dos jogadores e dirigentes dos clubes.