Arábia Saudita prepara plano para jogar a Champions League
Com o grande investimento feito pela Liga Saudita nesta janela, a ideia de disputar a Champions League nunca foi tão pertinente. A Arábia tentará introduzir o país na competição a partir da temporada 2024/2025, enviando um projeto para a UEFA. A ideia ainda está apenas nos bastidores e o diretor de operações da liga saudita, Carlo Nohra, falou sobre essa possibilidade.
“Estamos tratando de ser diferentes. Qualquer tipo de mudança de formato ou melhor, que se possa introduzir na liga, será bem-vindo”, disse Nohra.
Vale lembrar que a Champions passará por um processo de mudança no seu formato que contará com 36 times, que disputarão 10 jogos na fase inicial do torneio, denominada Fase de Liga (com 5 jogos em casa e 5 fora para cada equipe). Com essa metodologia de classificação, os melhores clubes na campanha garantem vada nas oitavas de final.
A Arábia Saudita já conta com nomes com vasta carreira no futebol europeu e na competição continental, como Cristiano Ronaldo que é detentor de todos os principais recordes do torneio europeu. Além dele, Benzema, com cinco Champions no currículo; Neymar, vomo o maior brasileiro da história da Champions e tantos outros grandes nomes.
Vale lembrar no entanto que ainda não há uma definição a respeito desta tentativa de inserção dos times árabes na Champions por conta da limitação geográfica principalmente. Além disso, a própria competição continental asiática perderia muito espaço.
Também é bom ressaltar que o campeão da Liga Saudita tem uma vaga garantida no Mundial de Clubes, por ser o país a sediar o torneio, para o campeão do campeonato nacional.