As movimentações dos clubes árabes no mercado de transferências podem influenciar no regulamento da Liga Saudita. A Liga discute com o governo da Arábia Saudita a possibilidade de aumentar o limite de estrangeiros por clube.
Atualmente, o limite é de oito por equipe e ainda não há a definição sobre o novo número, mas a expectativa é que seja acima de dez.
Mudança na Arábia Saudita
A alteração dessa regra permitirá os clubes árabes contratarem mais jogadores internacionais para seu elenco. Isso aumenta o número de estrelas do futebol mundial na Liga.
Nesta janela, grandes nomes se transferiram para clubes da Arábia Saudita. São os casos do volante Kanté e do atacante Benzema, que foram para o Al-Ittihad, do volante Rúben Neves, contratado pelo Al-Hilal, e o atacante Roberto Firmino, que assinou com o Al-Ahli.
Além disso, por causa dessa regra, o clube poderia ser obrigado a cortar um jogador estrangeiro do elenco para colocar outro. Isso também acontecia no momento de relacionar jogadores para uma partida.
Por exemplo, quando Cristiano Ronaldo chegou ao Al-Nassr em janeiro deste ano, o clube teve que dispensar o atacante camaronês Vincent Aboubakar. O time deve promover mais cortes com as chegadas do croata Brozovic e do marroquino Zyiech, caso o limite atual não seja modificado.
O Al-Hilal também passou por uma situação parecida. Com a contratação de Rúben Neves, o clube negociou o volante colombiano Gustavo Cuéllar com o Al-Shabab, da própria Arábia Saudita.