No último mês, o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, foi multado em £75.000 pela Football Association (FA) e suspenso por dois jogos devido a comentários inadequados sobre o árbitro Paul Tierney. Agora, o treinador alemão exige saber para onde vai o dinheiro da multa e afirma que conversará novamente com a FA caso não seja destinado a uma boa causa.
Em entrevista coletiva antes do jogo contra o Aston Villa, Klopp disse: “Eu esperava uma punição. Gostaria de saber para onde o dinheiro vai, ficaria feliz em pagá-lo se for para uma boa causa. Se a FA ficar com ele, então teremos que conversar de novo”.
Entenda a polêmica envolvendo Klopp e o árbitro
O treinador de 55 anos foi punido após fazer declarações polêmicas em entrevistas de televisão, que geraram preocupação sobre a integridade de Tierney e acabaram em uma suspensão de dois jogos e a multa. Tudo começou após uma vitória por 4 a 3 do Liverpool sobre o Tottenham em 30 de abril, quando Klopp se irritou com uma decisão do árbitro e correu para comemorar perto do quarto árbitro, John Brooks, machucando a coxa no processo.
Em sua defesa, Klopp enviou uma carta à FA expressando profundo arrependimento: “Peço desculpas pela minha reação naquele momento em que corri em direção ao quarto árbitro, Sr. Brooks, e aceito plenamente que uma advertência era justificada. Aceitei na época e aceito agora que um cartão amarelo foi correto. Da mesma forma, peço desculpas pelo tom e conteúdo da minha entrevista pós-jogo. Embora não fosse minha intenção, aceito agora que parece que eu estava questionando a integridade do Sr. Tierney.”
O que diz a FA sobre o incidente?
No caso, a FA divulgou um comunicado dizendo: “Jurgen Klopp admitiu que seus comentários sobre o árbitro da partida durante entrevistas pós-jogo à mídia constituem conduta imprópria, pois implicam parcialidade, questionam a integridade do árbitro, são pessoais, ofensivos e desacreditam o jogo”.
A Comissão Reguladora levou em consideração a carta de Klopp e seu pedido de desculpas posterior, mas destacou seu histórico disciplinar ruim. O treinador já havia sido suspenso por um jogo nesta temporada por sua conduta durante a vitória por 1 a 0 do Liverpool sobre o Manchester City. Na ocasião, ele também foi multado em £30.000 e advertido sobre sua conduta futura.
Diante do histórico e das declarações atuais do técnico, a Comissão decidiu que a punição atual é adequada para refletir a “gravidade da infração” e servir como um “aviso para outros na posição de Klopp”. Só resta saber se o dinheiro da multa será destinado a uma boa causa, como deseja o técnico do Liverpool.