Após eliminação no Mundial, jornada de Pep Guardiola chega ao fim pelo City

O Manchester City de Guardiola e companhia surpreendeu o mundo ao ser eliminado pelo também rico Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em partida realizada na noite da última segunda-feira (30), o clube inglês sucumbiu diante dos árabes, na prorrogação, por 4 a 3. A derrota precoce, contudo, encerrou não apenas a campanha dos Citzens no torneio, mas também a trajetória de Pep à frente da equipe.

Depois de inúmeras conquistas de grande expressão, Guardiola e City passaram por uma temporada sem títulos de relevância – apenas uma taça da Community Shield. Com isso, o Super Mundial representava sua última esperança neste ano, para um time que terminou em terceiro na Premier League, foi vice na Copa da Inglaterra, caiu cedo na Copa da Liga Inglesa e também foi eliminado da Liga dos Campeões.

Fim de uma era: Guardiola se despede do Manchester City

O desempenho apagado, inclusive, não fazia parte da rotina do clube desde a temporada 2016/17, justamente a primeira de Pep Guardiola em Manchester, quando o mesmo ainda se adaptava ao futebol inglês. Naquela ocasião, a equipe também terminou em terceiro no campeonato nacional e teve resultados modestos nas copas nacionais e na Champions League.

Desde então, contudo, seu time virou uma espécie de rolo compressor da então Terra da Rainha, construindo uma trajetória recheada de títulos, com direito a recordes históricos, como os quatro títulos consecutivos da Premier League e a tríplice coroa nacional em 2022/23 – com a tão esperada conquista europeia -, seguida pela taça do Mundial de Clubes.

Agora, com o fim deste ciclo vitorioso, resta saber o que o futuro reserva para Guardiola e para o próprio Manchester City. Esta temporada atípica pode representar apenas uma pausa em uma trajetória brilhante, ou talvez o início de uma nova era no clube britânico, que terá o desafio de manter o alto nível sem o técnico que o levou ao topo do futebol mundial.