Você sabe qual é a única seleção no planeta que venceu o Brasil pentacampeão de Felipão em 2002? Acredite se quiser, mas o adversário que impôs um revés para a Canarinho naquele ano mágico foi o Paraguai. No dia 21 de agosto de 2002, a Seleção jogou contra os albirrojos no Castelão, no que foi o primeiro compromisso após a conquista da Copa do Mundo.
33 mil torcedores lotaram as arquibancadas para ver o confronto. Obviamente, todos esperavam festejar aquele dia como uma vitória. No entanto, foram os paraguaios quem saíram vencedores do confronto. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Cuevas marcou o gol da vitória.
Como o amistoso era festivo, Felipão fez várias substituições e todos os 21 atletas que tinham condições de jogo entraram em campo, inclusive o volante Emerson, cortado na véspera da estréia do Brasil no Mundial. Somente Juninho Paulista, Lúcio e Roque Júnior, machucados, não participaram da confraternização.
Seleção quer manter tabu de quase 15 anos na estreia das eliminatórias
O Brasil inicia sua caminhada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira (8). A equipe treinada por Fernando Diniz busca manter um tabu de quase 15 anos quando o assunto e estreia na competição Sul-Americana: vencer a Bolívia.
Em confronto que será realizado em Belém (PA), o Brasil tem um adversário para lá de freguês. A última derrota da Amarelinha para os bolivianos foi em 2009, na altitude de La Paz. Na ocasião, as duas seleções se enfrentaram pelas eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul.
A Canarinho de Dunga perdeu por 2 a 1, com os gols marcados por Marcelo Moreno (Bolivia) e Nilmar (Brasil). O Brasil foi para aquela partida com: Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão e André Santos (Elano); Josué, Ramires, Daniel Alves e Diego Souza (Alex); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli).
O mais recente encontro no Brasil entre a Seleção Brasileira e a Bolívia ocorreu em outubro de 2020, com os anfitriões conquistando uma vitória por 5 a 0. Os gols foram marcados por Marquinhos, Firmino (duas vezes), Coutinho e Carrasco (contra) na Neo Química Arena.