O ano era 2009. Comendo pelas beiradas, o time comandado pelo técnico Andrade conseguiu ser Campeão Brasileiro na última rodada diante do Grêmio. Com um gol de cabeça de Ronaldo Angelim, após cobrança de escanteio de Petkovic. A partida terminou em 2 a 1 para o time carioca, que se sagrou campeão naquele ano.
Além de Pet e Angelim, o time do Flamengo do técnico Andrade tinha nomes como Léo Moura, Toró, Adriano, Juan, Airton e Willians. Esses e outros jogadores fizeram parte da conquista do campeonato brasileiro de 2009. Muitos dizem que o Grêmio “entregou” porque se vencesse, o Internacional seria o campeão brasileiro.
Como jogador profissional, Andrade já era multicampeão pelo Flamengo: venceu Carioca, Brasileiro, Libertadores e até Copa Intercontinental A vitória dele como treinador pelo clube só enfatizou a sua idolatria dentro do clube da Gávea. Mas afinal, o que aconteceu com Andrade após o título?
O que aconteceu com Andrade?
Logo após a conquista do Campeonato Brasileiro, Andrade chegou a disputar o Carioca, mas após uma sequência ruim, foi dispensado pelo clube. Assumindo em setembro, o comando do Brasiliense. Seu último clube como treinador foi o Petrolina no ano de 2017, que por questões burocráticas da competição, sequer começou a jogar.
Em dezembro de 2022, o técnico acabou sofrendo um infarto. Na véspera do incidente ele até participou do Jogo das Estrelas. O episódio não foi considerado grave, haja vista que foi apenas um problema circulatório, sem veias entupidas. Mas com o ocorrido, os médicos descobriram que Andrade tinha um pequeno problema de coração, passando por tratamento.