Um dos principais árbitros do futebol brasileiro, Anderson Daronco é muito lembrado por conta de ser um juiz com um porte físico bastante definido, o que se tornou uma marca dele. No entanto, nem sempre foi árbitro, tendo jogado handball dos 10 aos 21 anos, quando decidiu largar o esporte para se dedicar exclusivamente à arbitragem.
Hoje é um dos poucos com selo da FIFA, tendo trabalhado nos maiores torneios brasileiros e até internacionais como no no Campeonato Gaúcho, na Copa do Nordeste, no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil, na Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA.
Aida assim, muitos torcedores torcem o nariz por conta de algumas atuações ruins do gaúcho que explicou que tenta fazer seu melhor dentro de campo e se diz a favor da tecnologia que o ajuda a tornar o jogo mais justo.
“Minhas maiores virtudes como árbitro são a regularidade nas atuações aliadas ao controle disciplinar da partida. Meu treinamento é praticamente diário. Sou a favor de todo tipo de tecnologia que torne as decisões mais justas e que não prejudiquem o trabalho de ninguém”, explicou.
Daronco já teve maior massa corporal
O árbitro que é conhecido pelo porte físico já teve mais centímetros no bíceps. No entanto, sob prescrição médica decidiu perder massa para poder ter uma longevidade maior no esporte.
“Segui orientações de minhas comissões e instrutores físicos. Tenho que pensar a carreira a longo prazo, e obviamente o peso extra que eu acabava carregando me exigia muito esforço nos jogos, e isso podia acabar impactando no meu rendimento, sem falar que seus efeitos cumulativos, a longo prazo, poderiam favorecer o aparecimento de lesões, além de desgaste físico cada vez maior”, disse Daronco.