Na última quarta-feira (25), o América-MG enfrentou o Athletico-PR na Ligga Arena, em Curitiba, pela 29ª rodada da Série A. O Coelho iniciou a partida com um resultado superior, mas logo sofreu a virada e voltou para casa com um placar em 3 a 2. Com mais um resultado negativo, pode contar os dias para confirmar seu retorno para a Série B, algo inesperado na temporada.
Além dos resultados insuficientes, da possibilidade de viver novamente a Segunda Divisão, o América-MG também alcançou a marca de 100 gols sofridos na temporada de 2023, contando todas as suas participações em torneios no ano. Com os números obtidos até o momento, o Coelho alcança sua pior defesa do século, até então, vivida em 2011, com 91 gols sofridos.
Naquela época, os resultados da defesa, somados ao desempenho do time, também resultaram no rebaixamento à segunda divisão. Em comparação, a única diferença para o atual momento, é o número de jogos disputados pelo Coelho, que entrou em campo em 61 partidas por Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão.
América-MG acumula marcas negativas na defesa
Com o revés para o Athletico-PR, o América segue como o lanterna do Campeonato Brasileiro, acumulando 19 pontos. como informa o Departamento de Matemática da UFMG, a chance de rebaixamento é maior que 99% já há alguns jogos. Contudo, para encerrar o ano ainda de maneira digna, mesmo com o rebaixamento, o Coelho segue focado nos últimos nove jogos.
Além de ter sofrido 100 gols na atual temporada, 91 em 2011, o América ainda proporcionou outros resultados negativos na defesa do século. Em 2012, garantiu 85 gols sofridos, em 2001, 83 gols e em 2016, 80. Com o importante placar conquistado dentro de casa, o Athletico-PR segue na quinta posição, acumulando 48 pontos.